Reflexão

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

terça-feira, 24 de agosto de 2010

FÁBRICA DA MATEMÁTICA - 1º SEGMENTO

 Matemática não pode ser concebida como uma ciência pronta e acabada, mas sim como um conhecimento vivo, dinâmico, baseado na ação e reflexão. Surge, então, a ideia de se construir materiais didáticos-pedagógicos para a viabilização de aulas menos cansativas, mais interessantes, que favoreçam a compreensão do conhecimento e a maior eficiência da aprendizagem.

"O material concreto exerce um papel importante na aprendizagem. Facilita a observação e a análise, desenvolve o raciocínio lógico, crítico e científico, é fundamental e é excelente para auxiliar ao aluno na construção de seus conhecimentos."
Turrioni (2004, p.66)

O projeto “Fábrica de Matemática” tem como objetivo promover a construção e ressignificação de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem da Matemática, a fim de proporcionar uma prática docente eficaz na compreensão dos conteúdos e conceitos dessa disciplina.
Até a presente data, foram realizados três encontros com professores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O curso foi iniciado com ênfase no estudo reflexivo, na investigação e no desenvolvimento de atividades interativas com o “GEOPLANO”.


E você? Conhece o geoplano?

Utiliza-o ou já o utilizou?


Em breve postaremos algumas sugestões e atividades.

  Próximo encontro: 20 de setembro de 2010
 Coordenadoras de Matemática
Fernanda Ribeiro e Cristina Pedra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget