Reflexão

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

segunda-feira, 2 de maio de 2011

SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

ATIVIDADE COM O ÁBACO

O ábaco tem como objetivo facilitar a compreensão dos sistemas de numeração decimal e operações de adição e subtração.
A seguir algumas atividades com o ábaco de pinos que foram desenvolvidas com os professores que estão participando do curso “Fábrica de Matemática”.


1- Realize no ábaco o que é pedido descrevendo cada procedimento realizado.

a) 100. Retire uma unidade. Quanto ficou?

b) 240. Retire uma unidade. Quanto ficou?

c) 99. Acrescente uma unidade. O que aconteceu?

d) 190. Acrescente uma dezena. E agora o que aconteceu?

e) 999. Acrescente uma unidade. Qual o total? O que foi preciso fazer?


2- O estado do Rio de Janeiro já contabilizou 56 882 casos suspeitos de dengue, com 39 mortes registradas. Os dados constam de relatório da Secretaria de Saúde, divulgado esta semana, sobre as ocorrências da doença entre 2 de janeiro e 16 de abril.

Fonte: www.band.com.br, em 21/04/2011

Represente no ábaco a quantidade de casos de dengue contabilizados no estado do Rio de Janeiro e em seguida sobre ele faça o que se pede.

a) Decomponha-o.

____ centenas + ____ dezenas + _____ unidades

____ x 100 + ____x 10 + ___ x 1


b) Responda:

- Quantas unidades ele tem?

- Quantas dezenas?

- Quantas centenas?

- E quantas unidades de milhar?

- Há quantas dezenas de milhar?

3- “Nunca 10”

Objetivos:

- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;

- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.

Material:

Ábaco de pinos – 1 por aluno

2 dados por grupo

Metodologia:

Os alunos divididos em grupos deverão cada um na sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.

Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.

Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.

O ábaco de pinos pode ser construído com diferentes materiais como: caixa de ovos, sabão em pedra ou isopor (servindo de base para as ordens e classes), palito para churrasco (para indicar cada ordem), macarrão de furinho, argolas ou borrachinhas para cabelo (representando a unidade).

No curso “Fábrica de Matemática” os professores construíram ábacos de sabão.

Aproveitem as dicas!!!
Fernanda Ribeiro e Cristina Pedra
Coordenadoras de matemática e formadoras no curso "Fábrica  de Matemática"

Um comentário:

  1. Adorei as sugestões de atividades com o abaco.gostaria de novas sugestões envolvendo a multiplicação

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget