Reflexão

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O jogo sobre o desflorestamento e a erosão do solo

Objetivos
• Levar os alunos a compreender o papel das árvores como elementos de fixação e conservação do solo
• Estabelecer a relação entre a desfloração e a erosão do solo e a desertificação

Material necessário

O pátio de recreio, folhas de papel, pedras e giz.

Procedimento:

1. Desenhar com giz no pátio 3 quadrados de 5 x 5m. No primeiro quadrado (A) colocam-se 25 alunos que representam as árvores. Cada aluno terá sob os pés uma folha de papel (que representa a terra vegetal). No segundo quadrado, (B), colocam-se 25 folhas de papel(reutilizadas) na mesma posição, mas só 9 alunos (9 árvores) se colocam sobre as folhas. As outras folhas de papel são fixadas por pedras. No terceiro quadrado (C) não há alunos (terreno sem árvores), as 25 folhas de papel (reutilizadas) são fixadas por pedras. Haverá 4 alunos livres, disponíveis para fazer o papel da chuva sobre as árvores.
2. O coordenador dá o sinal e os quatro alunos deverão introduzir-se no quadrado A e retirar o maior número possível de folhas de papel. Os alunos que representam as árvores vão tentar dificultar-lhes a tarefa. 5 minutos mais tarde, o coordenador dá o sinal de fim e o resultado será anotado. As folhas apanhadas representam a terra vegetal da floresta levada pela chuva (erosão).
3. De seguida, os alunos que representam a água farão a mesma operação no quadrado B. Aqui será bem mais fácil apanhar as folhas, uma vez que a maior parte delas só estão protegidas po pedras. 5 minutos mais tarde o coordenador dará o sinal de fim e o resultado será anotado.
4. Finalmente os alunos que representam a água entrarão no quadrado C e obterão facilmente todas as folhas (terra vegetal) num mínimo de tempo, que será anotado pelo coordenador. Isto passa-se num terreno erodido.

A seguir à realização destas 3 fases, o coordenador mostrará os resultados aos alunos e fará as comparações convenientes, reforçando o papel das árvores como elementos de fixação e de proteção da cobertura vegetal e chamando a atenção para o problema da erosão do solo provocado pelo desflorestamento.

Regra do jogo

Os alunos que representam a chuva não podem apanhar as folhas atacando todos juntos a mesma árvore. A árvore não pode ser empurrada senão por um lado de cada vez.

Bom Trabalho!

Isis Vivório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget