Reflexão

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Música no Currículo Escolar


Confiram as sugestões para aulas de música, elaboradas pelos Professores que participaram do curso "Música no Currículo Escolar".

FLAUTA DOCE


Aula 1- Professores cursistas: Constance, Janaina e Simone.

Conteúdo – apresentar famílias de instrumentos de sopro, contar a história da flauta doce.

Ano de Escolaridade – 4º e 5º anos.

Período – uma semana.

Objetivo- identificar algumas notas musicais, percebendo o ritmo para, assim, desenvolver habilidade motora e o gosto pelas músicas e canções.

Material necessário – flauta doce e grade musical facilitada que vem junto com a própria flauta, partitura não convencional e CDs.

Desenvolvimento:

1ª etapa – Conhecer a história da flauta doce, manusear a partitura não convencional para desenvolver a habilidade motora de forma livre.
2ª etapa – Ouvir a música e cantar (tentar o bom sopro fazendo as notas e acompanhando o ritmo).
3ª etapa – Apresentação da música na execução do instrumento.

Avaliação - Participação e integração do grupo.

FLAUTA DOCE


Aula 2 - Professores cursistas: Maria do Carmo, Renata Rodrigues, Patrícia, Tânia Mara e Madalena.

Conteúdo – caracterizar o instrumento musical e ter o conhecimento de notação não convencional.

Ano de Escolaridade – 5º ano.

Período – 1hora e 40 minutos.

Objetivos- despertar o interesse pelo instrumento flauta doce; trabalhar as famílias do sopro.

Material necessário – flauta doce, bem como guia didático e prático de tocar.

Desenvolvimento:

1ª etapa – Apresentação do instrumento e letra de música.
2ª etapa – Treinamento da música através do ensaio com letra e notação não convencional.
3ª etapa – Apresentação da música na execução do instrumento.

Avaliação – Executar a canção na flauta doce.


PERCUSSÃO CORPORAL


Aula 1 - Professores cursistas: Cristina, Josete, Florisbela, Michele e Eliana.

Conteúdo - percepção, expressão corporal e ritmo.

Ano de Escolaridade – 2º e 3º anos.

Período – 50 minutos.

Objetivo- explorar o conceito de percussão corporal, utilizando as palmas das mãos, experimentando as várias possibilidades de produção sonora.

Material necessário – o corpo.

Ambiente: sala de aula ou ar livre.

Desenvolvimento:

1ª etapa – Organizar um círculo.
2ª etapa – Memorizar a sequência de movimentos e sons.
3ª etapa – Aumentar o ritmo e criar outros movimentos mais complexos, mudando a sonoridade.

Avaliação – Através da execução, perceber os múltiplos sons que o corpo pode produzir.

PERCUSSÃO CORPORAL


Aula 2 - Professores cursistas: Neuza, Izabel, Isabela e Alessandra.

Conteúdo – produção de sons corporais.

Ano de Escolaridade – 1º ano.

Período – 50 minutos.

Objetivo- explorar o conceito de percussão corporal, utilizando as mãos para produzir sonoridades diversas.

Material necessário – corpo e cds.

Desenvolvimento:

1ª etapa – Apresentação da música.
2ª etapa – Desenvolvimento da música através dos diversos sons que o nosso corpo pode produzir.
3ª etapa – Apresentação da música na execução do próprio corpo.

Avaliação – Reconhecer na participação de cada aluno a interpretação e o potencial de sequenciar sons.

Breve, postaremos outras sugestões.

Bom trabalho!

Rosami Reis

Coordenadora de Formação Continuada em Arte



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget