Reflexão

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"Campos: Identidade, Memórias e Histórias"

         No último sábado, 27 de outubro, a Coordenação de Formação Continuada encerrou com chave de ouro o curso "Campos: Identidade, Memórias e Histórias". 
        O tour histórico contou com a participação especialíssima da historiadora e professora Marluce Guimarães. O roteiro turístico  contemplou alguns pontos estratégicos da história do município, os cursistas conheceram o Quadrilátero do Liceu de Humanidades de Campos, a Câmara de Vereadores e  a Vila Maria; a Praça Quatro Jornadas; o Museu de Campos; a Lapa e o Arquivo Público Municipal. A contação da Lenda do Ururau da Lapa às margens do rio Paraíba do Sul foi mais um dos momentos que abrilhantou o processo de aprendizagem. 
       Ao término do tour, o Departamento Pedagógico - SMEC, ofereceu um almoço para proporcionar aos educadores  um momento de afetividade e socialização das experiências do curso.
       A incansável colaboração dos profissionais do Museu e do Arquivo Público, representados na pessoa do Prof  Dr. Carlos Freitas, também garantiu o sucesso da formação . A todos nosso sincero agradecimento. 

       Para  aprimoramento e planejamento dos próximos cursos, contamos com a avaliação dos cursistas apontando os pontos positivos, negativos e sugestões para 2013. 

Confiram alguns momentos e deixe o seu comentário!

"O que é ser campista?" palestra com o Prof. Hélio Coelho.
"História e Memória: a construção o patrimônio cultural" palestra com a Profª Sylvia Paes.

Formação com as coordenadoras Carmem Eugênia, Edda Barreto e Fernanda Ribeiro.


Coreto da Praça do Liceu.
Professoras da Rede Municipal no Chafariz Belga (em reforma).
Museu de Campos.


Museu de Campos.

Museu de Campos.
Museu de Campos.


A lenda do Ururau na curva da Lapa.

Lapa.

Lapa.


Capela do Arquivo do Municipal.

Capela do Arquivo Municipal.

Laboratório de restauração de documentos do Arquivo Municipal.








Almoço no hall de entrada da Secretaria de Educação.
Depoimento de educadora sobre o curso.
Até a próxima!!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. A melhor palavra para definir o curso é PERFEITO!!! Palestrantes excelentes só poderiam oferecer palestras excelentes! Além disso, houve cuidado e capricho em todos os detalhes: no coffee break do primeiro dia de palestra, no city tour, no almoço - com música ao vivo!!! Que delícia este curso!!! Não só aumentou meu conhecimento da cidade em que vivo desde os meus 5 anos de idade, mas também o meu apreço por ela... Acho que o objetivo era esse, não? Professores que admiram a cidade têm mais facilidade de levar os alunos a sentir o mesmo... Valeu cada minuto!!! Tão bom se todos os cursos da Smec fossem neste nível...

    ResponderExcluir
  2. Opa! Esqueci de assinar meu comentário acima!!! Sou Taís, professora na E.M. Farol de São Tomé, na baixada da égua!!!

    ResponderExcluir
  3. Ana Luiza Barcelos30 de outubro de 2012 21:35

    Sou Ana Luiza, professora da E.M. Farol de São Tomé e estou ainda maravilhada com este curso, o qual podemos absorver um pouco da história de Campos e principalmente aumentar a nossa admiração por este municipio que neste aspecto é também muito rico, disse absorver um pouco da história porque este curso com excelentes palestrantes nos deixou com gostinho de quero mais. Só tenho a agradecer a todos por todo carinho e dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A equipe da Formação agradece e solicta que todos educadores postem sugestões para 2013.

      Excluir

Ocorreu um erro neste gadget